Gunung Padang é uma enorme pirâmide subterrânea escondida sob uma encosta na ilha de Java, na Indonésia. A tradução de seu nome seria "montanha da iluminação" do sânscrito, a língua nativa da região, já que o local serviu para rituais religiosos ao longo da história.
A estrutura é conhecida como o maior sítio megalítico do Sudeste Asiático, mas os cientistas suspeitam que o sítio histórico exposto pudesse ser maior do que é atualmente.
Segundo os pesquisadores arqueológicos, a estimativa de datação através de radiocarbono do local indica que sua construção inicial seria de 16 mil anos atrás.
Gunung Padang: outras pirâmides famosas e suas idades
Embora pontos turísticos como Gizé, no Egito, e Chichen Itza, no México, possam ser considerados os lugares mais famosos quando o assunto é pirâmide, nenhum desses locais icônicos abriga a mais antiga do mundo.
Cientistas ainda acreditam que uma concorrente da pirâmide da Indonésia esteve localizada no Peru. O sítio arqueológico foi identificado através de estudos de carbono na antiga metrópole peruana, Caral.
Porém, o estudo publicado pela revista Science colocou a pirâmide peruana datada de 4 mil anos atrás, enquanto, de acordo com estudos, Gunung Padang tem por volta de 16 mil anos.
Gunung Padang: aprofundamento do estudo
Os testes apontam que a construção inicial da pirâmide, com centenas de degraus esculpidos, começou há mais de 16 mil anos (quando o planeta Terra ainda estava na “era do gelo”).
De acordo com os pesquisadores, em um artigo publicado na revista Archaeological Prospection, a estrutura pode questionar a sabedoria convencional e revelar como eram avançadas as antigas sociedades.