Os dados atualizados ao final de 2023 mostram que o Ceará tem, atualmente, 500 mil eleitores inadimplentes com a Justiça Eleitoral. São pessoas que não apareceram para votar nas últimas três eleições e tiveram o título cancelado ou que estão com os dados desatualizados no sistema de biometria.
Quem fica com o título cancelado e anda indiferente à atualização da biometria pode sofrer prejuízos, como, por exemplo, impedimento para obtenção de passaporte e acesso à matrícula na rede pública de educação, investidura em função pública, além de não poder participar das eleições de 2024.
CANAIS ABERTOS PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO DE ELEITOR
O Coordenador de Eleições do TRE do Ceará, Caio Guimarães, destaca, nesta quarta-feira (27), em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que, mesmo nesse período de recesso, a Justiça Eleitoral mantem o atendimento a quem quer se antecipar na regularização do título de eleitor. Segundo Caio, o horário de atendimento aos eleitores é de 8 às 16 horas.
Os eleitores têm até o dia 8 de maio para atualizar os dados cadastrais e garantir adimplência com a Justiça Eleitoral, mas o TRE se mobiliza para evitar que o cidadão, a cidadã, não deixe para a última hora a regularização do título.
O coordenador de Eleições do TRE, Caio Guimarães, na conversa com o jornalista Beto Almeida, afirma que a mobilização tem sendo intensificada com campanhas voltadas a despertar maior interesse dos eleitores para regularização do título e, ao mesmo tempo, exercício da cidadania.
Ceará Agora