Aumento de temperatura, diminuição de chuva e rios mais secos são perceptíveis para os brasileiros, aponta pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
No últimos anos, os brasileiros têm percebido as mudanças climáticas no dia a dia, é o que revela os resultados da pesquisa ‘Sustentabilidade & Opinião Pública’ da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta segunda-feira (11). Segundo a pesquisa, parte da população percebeu aumento da temperatura (92%), redução de chuvas (66%) e diminuição de rios (55%).
Segundo o levantamento, os brasileiros estão preocupados com o aquecimento global e têm dúvidas se o país vai conseguir cumprir a meta de redução da emissão de gases do efeito estufa. Para 91% dos entrevistados, o aquecimento global é um problema grave. Além da percepção das consequências das mudanças climáticas, 61% dos brasileiros acreditam que o combate ao aquecimento global é uma questão imediata e urgente.
O desmatamento florestal é considerado a maior ameaça ambiental do país para 38% dos brasileiros. Seguido por mudanças climáticas/aquecimento global (23%) e fumaça/emissão de gases poluentes (22%). De acordo com os entrevistados, nos últimos 12 meses, a atração de recursos de outros países para a proteção da Amazônia e o combate ao garimpo ilegal foram consideradas melhores. Já o combate ao desmatamento ilegal e o combate às queimadas pioraram.
FUTURO