Brasileiros podem usar Pix para pagamentos no Uruguai 

 


Turistas brasileiros que estiverem de passagem pelo Uruguai  podem utilizar o Pix para pagamentos, assim como fazem no Brasil. Lojas e restaurantes selecionados já estão aceitando o método de pagamento em reais, que funciona a partir da leitura do QR Code nas maquininhas de adquirentes locais.

No ato do pagamento, baseado na cotação do câmbio em dólar,  o cliente já visualiza o valor convertido. A expectativa é que o pix esteja presente em mais de 500 estabelecimentos do país até o final deste ano e ainda deve ser ampliado para Paraguai e Chile.

A escolha pelo Uruguai para lançar a funcionalidade está ligada ao grande número de turistas brasileiros que visitam o país. Segundo informações do Ministério do Turismo do Uruguai, nos três primeiros trimestres de 2023, mais de 2,76 milhões de pessoas chegaram ao país, número superior aos 2,46 milhões de visitantes em todo o ano de 2022. O terceiro trimestre do ano somou o maior número de turistas dos últimos 10 anos, atingindo 792.734 visitantes.

IVA – “O decreto aprovado pelo Uruguai para a restituição do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), incidente sobre os serviços turísticos com taxas variáveis de 18% a 22%, ao equiparar o Pix e outras formas de pagamento eletrônico aos descontos aplicados no consumo e na aquisição de serviços por meio de cartões de crédito e débito, proporciona uma oportunidade para impulsionar o uso do meio de pagamento instantâneo no país”, informou o Itaú Unibanco.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem