Nesta segunda (18), foi realizado o 34º Encontro do Movimento Sem Terra no Ceará
No 34º Encontro do Movimento Sem Terra no Ceará, o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou um investimento de R$ 800 milhões para auxiliar na promoção dos assentamentos do Movimento Sem Terra (MST) no Estado no próximo ano. “Para podermos aumentar a organização e aproveitar as oportunidades de fortalecer estruturas viabilizando melhorar as vidas das famílias assentadas”, disse o chefe do Executivo.
Segundo Elmano, para o próximo ano, serão lançados dois projetos que visam auxiliar as famílias assentadas da Reforma Agrária no Ceará: o “Sertão Vivo”, e o “Paulo Freire”. O primeiro consiste na contemplação de R$ 252 milhões com o objetivo de reduzir a mudança climática, fortalecer a agricultura familiar, aumentar a produtividade e combater a fome no Nordeste. Para o próximo ano, a expectativa é de que o volume de chuva diminua no Estado.
Já o Projeto Paulo Freire, política do Governo do Ceará por meio do acordo de empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), tem como propósito reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores e agricultoras familiares de 31 municípios cearenses através da inclusão social e econômica de forma sustentável.
Conforme o governador, no encontro, o ano de 2024 pretende ser “muito desafiador”. “Os técnicos estão dizendo que deve ser um ano com pouca chuva. Temos que nos preparar para o ano, nós aprendemos que temos que saber conviver com a seca”, afirmou. Sobre o assunto, o petista afirmou que tem uma reunião marcada ainda para essa segunda (18) com o Ministério do Desenvolvimento Regional. O encontro, como afirmou Elmano, é “para tomar ações antes da seca chegar”. O governador pontuou possíveis ações a serem discutidas na reunião.
ESPAÇOS POLÍTICOS