A procura por consórcios registrou crescimento no Ceará em 2023. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o estado registrou um crescimento de 8,4% na venda de cotas no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado.
Em números totais, foram comercializadas 67.336 cotas no Ceará nesse período, o que representa 3,4% da quantidade de cotas vendidas no Brasil.
Esse crescimento na procura pelo consórcio entre a população vem estimulando as instituições financeiras a investirem cada vez mais nessa modalidade de negócio.
Na região Nordeste, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o país, registrou R$ 807,2 milhões na sua carteira de consórcios, um crescimento de 47,8% no saldo nos últimos 12 meses. No primeiro semestre deste ano, as vendas na modalidade de consórcio em todo o Nordeste tiveram um incremento de R$ 72,7 milhões.
Considerando todo o Brasil, a cooperativa registrou um aumento de 46,9% em novas cotas de consórcios no primeiro semestre deste ano, o que representa um volume de vendas de mais de 63 mil novas operações.
Focus Jor