Estudantes beneficiados com o programa “VaiVem Livre” já começaram a usufruir da passagem de ônibus gratuita no trajeto entre municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Ao falar sobre a segunda fase da iniciativa, que beneficiará outro público-alvo, o governador Elmano de Freitas deixou claro que apenas trabalhadores informais terão direito ao benefício.
Na segunda etapa do “VaiVem”, a ser implementada em maio de 2024, além do profissional informal, pessoas desempregadas também serão contempladas. O chefe do Executivo explicou as razões pelas quais trabalhadores com carteira assinada não terão direito às passagens gratuitas. “É preciso dar o passe para quem tem trabalho informal, porque não recebe vale-transporte e acaba tendo que tirar dinheiro do próprio bolso para pagar a passagem de ônibus”.
Relembre
De acordo com a Lei sancionada no dia 18 de dezembro, os beneficiários receberão gratuitamente um cartão eletrônico para utilização em sistema de bilhetagem, que deverá ser implantado pelos operadores de transporte metropolitano.
O cartão permitirá o armazenamento de créditos eletrônicos e deverá ser personalizado, pessoal e intransferível, vinculado ao número do CPF do beneficiário.
Cidades atendidas
É válido reforçar que o VaiVem vai garantir passagens gratuitas – uma de ida e uma de volta – nos deslocamentos entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. No entanto, essas cidades precisam ser assistidas pelo serviço metropolitano nos modos rodoviário e metroviário. Por essa razão, quatro municípios ficaram de fora.
Contemplados: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.
Presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Hélio Leitão destacou o pioneirismo do estado em relação ao país e detalhou sobre a gama de agentes envolvidos para garantir o sucesso da política pública. “O Ceará é o primeiro que implanta o sistema de VaiVem em uma região metropolitana. Nós temos 15 municípios envolvidos nesta ação, seis empresas de ônibus, oito empresas de cooperativas de vans, o metrô. O VaiVem é tanto para dia útil como para os outros dias, tanto para o período letivo como não”, detalhou.
Rede ANC