Oitenta e nove por cento dos brasileiros reprovam os atos golpistas e invasão aos prédios dos Três Poderes ocorridas em 8 de janeiro do ano passado na capital federal, segundo dados de pesquisa de opinião divulgados neste domingo (7) pela empresa Quaest. Quanto à influência de Bolsonaro nos eventos de 8 de janeiro, 47% dos entrevistados acreditam que ele teve algum tipo de influência, enquanto 43% acreditam que não. Dez por cento não souberam ou não quiseram responder. Esses números são semelhantes aos encontrados na pesquisa da Quaest realizada em fevereiro do ano passado.
Os atos, que resultaram a depredação do patrimônio público e prejuízo ao Erário, são aprovados por apenas 6%, enquanto 4% não souberam ou não quiseram responder. Os resultados da pesquisa, realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2023, por meio de 2.012 entrevistas presenciais com questionários estruturados junto a brasileiros com 16 anos ou mais, em 120 municípios, mostram que a atitude de terrorismo em Brasília é rejeitada majoritariamente em todas as grandes regiões do país, por pessoas de diferentes níveis de escolaridade e renda familiar, tanto por eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A pesquisa revela a reprovação por 94% dos que declararam voto em Lula no segundo turno das eleições em 2022 e por 85% de quem declarou voto em Bolsonaro. A rejeição varia segundo as regiões, níveis de escolaridade e renda familiar, atingindo percentuais como 87% no Sul (menor percentual) e 91% no Nordeste (maior percentual).
Opniao CE