O Porto de Fortaleza receberá entre os dias 18 e 21 deste mês, dois navios de guerra da Marinha do Brasil: o Aeródromo Multipropósito Atlântico (A 140) e a Fragata Liberal (F 43). A primeira embarcação já havia atracado na capital cearense, em agosto último, quando várias autoridades civis e militares participaram de uma solenidade festiva, a Cerimônia do Por do Sol. Ele eles estarão abertos à visitação, mas por meio de um cadastramento antecipado.
A Companhia Docas do Ceará (CDC) experimentará, pela primeira vez, um serviço de agendamento prévio, para organizar e proporcionar mais conforto aos visitantes. “O nosso intuito, da Companhia Docas e da Marinha do Brasil, é dar oportunidade para os interessados em conhecer em detalhes, esses navios de guerra, mas garantindo um mínimo de conforto, sem qualquer tipo de tumulto, distribuindo os visitantes ao longo do dia, conforme a capacidade de atendimento das tripulações”, afirma o diretor-presidente da CDC, Lúcio Gomes.
Ele ressalta que após esse cadastramento prévio, pela Internet, os visitantes receberão um QR Code via e-mail que dará acesso aos navios. E lembra que trata-se de um modelo simples, mundialmente utilizado, em museus, templos, locais de grande interesse, que evita grandes filas e concentração das pessoas, em determinados horários, ao longo do período de visitação.
O novo sistema foi apresentado à Marinha, em reunião realizada na Capitania dos Portos do Ceará, no bairro Mucuripe, quando o chefe de Gabinete da Presidência da CDC, Paulo César Moreira foi recebido pelo chefe do Departamento de Apoio da instituição militar, o Capitão de Corveta Jorge Vargas. “Estamos trabalhando em parceria com a Capitania dos Portos para garantir segurança, conforto e bem-estar às pessoas que vierem aproveitar o dia de lazer”, salienta Paulo César.
O oficial da Marinha disse que a expectativa para a chegada dos navios é ótima e contou que a Capitania dos Portos ainda vai definir a quantidade de pessoas e os horários para as visitações, nas duas embarcações. “Em breve, anunciaremos as informações mais detalhadas. Enquanto isso, queremos reforçar que a Marinha também procura, com isso, divulgar a mentalidade marítima e a importância da nossa Amazônia Azul, demonstrando ao público o grande potencial brasileiro relacionado ao mar”, completa o Capitão de Corveta Jorge Vargas.
Portal IN
Tags:
Ceará