Ceará tem pior queda do País na movimentação turística de novembro de 2023

 O Estado ocupa a pior colocação nos índices de turismo entre as 27 Unidades Federativas em três cenários possíveis: nas comparações com outubro e com novembro de 2022, e no acumulado de 2023, de janeiro a novembro



O Ceará teve a maior queda no índice de atividades turísticas do País no mês de novembro de 2023. Os dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgados nesta terça-feira (16), mostram o Estado como a Unidade Federativa que teve a maior retração do índice, com queda de 18,7% em relação a novembro de 2022. Em relação ao mês imediatamente anterior, outubro, a redução foi de 9,4%. No âmbito nacional, ainda conforme o levantamento, o País teve um recuo de 2,4% nas atividades turísticas. No comparativo de novembro de 2022 e o mesmo mês em 2023, o Brasil país apresentou expansão de 2,8% na atividade turística.

Conforme o IBGE, no cenário nacional, o resultado se deve, principalmente, ao aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de serviços de bufê; restaurantes; locação de automóveis; espetáculos teatrais e musicais; agências de viagens; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e hotéis. No acumulado de 2023, de janeiro a novembro em comparação com o mesmo período do ano passado, outro resultado negativo para o Ceará. O Estado foi o único que apresentou índice negativo (-2,1%). O Brasil, no período, teve uma expansão de 7,5% na comparação entre os dois períodos.

A PESQUISA

A pesquisa mostra ainda a taxa de variação do volume de serviços no Brasil. Conforme o levantamento, o País apresentou um acréscimo de 0,4% no volume das atividades dos serviços em novembro de 2023. A subida, de acordo com a pesquisa, foi acompanhada por três das cinco atividades de divulgação: outros serviços (3,6%); profissionais, administrativos e complementares (1,0%) e serviços prestados às famílias (2,2%).

As únicas retrações do mês, segundo o IBGE, foram dos transportes (-1,0%) e dos serviços de informação e comunicação (-0,1%), com a primeira atividade emplacando o quarto revés consecutivo, com perda acumulada de 5,3%; e a última em ligeiro decréscimo (-0,1%), após assinalar ligeira variação positiva em outubro (0,2%).


Opniao CE

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem