O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou a convocação de 1.200 policiais militares. A convocação corresponde a 1.200 vagas imediatas para soldado e 113 para 2º tenente. Em live semanal nesta quarta-feira (10), o chefe do Executivo estadual informou sobre os novos integrantes da força de segurança cearense e explicou mudanças que serão realizadas no cadastro de reservas do concurso, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o pleito. No último mês de dezembro, o STF suspendeu o certame devido à restrição de 15% da participação de mulheres. Elmano, então, anunciou que ampliará o número de candidatos no cadastro de reservas, permitindo que sejam incluídas 290 pessoas a mais na etapa.
Na live, o petista falou sobre a decisão do STF. “O Supremo decidiu que não tem percentual para as mulheres serem aprovadas, as que forem aprovadas entram na Polícia Militar. Nós nos adaptamos a essa regra”, disse. O governador afirmou que o cadastro de reserva, com a mudança, contará com a presença de 820 concursados. “Tínhamos em torno de 290 pessoas que não tinham sequer participado da fase final do concurso. Essas pessoas vão ser chamadas para fazer as próximas fases, e sendo aprovado ou aprovada, passará também a integrar o novo cadastro de reservas”, completou.
Ainda de acordo com Elmano, a formação dos policiais militares no estado do Ceará tem uma duração de seis meses. Segundo ele, nos primeiros três meses, tal formação ocorre em caráter interno. Nos três meses seguintes, então, é iniciada a etapa de teoria e prática, com o policial “indo para a rua” para praticar o que foi treinado na academia.
CADASTRO DE RESERVA PARA SEGUNDO TENENTE