Internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz, estão sendo capacitadas com um curso de inglês através do uso da Inteligência Artificial. A ação acontece em sistema de parceria entre Centec, Secretaria da Administração Penitenciária e Gled Internacional Education.
Em dezembro de 2023, 16 internas da unidade foram certificadas com inglês básico utilizando Inteligência Artificial, games e jogos. O curso possui 80 horas/aulas, com ministrações presenciais e online na plataforma digital.
A parceria cearense é pioneira no Brasil em sistema prisional. No programa, as internas aprenderam, de maneira prática, as primeiras expressões da língua inglesa. O objetivo é ensinar e desenvolver a proficiência das alunas no idioma em conversação, para compreensão oral, escrita e leitura.
Repercussão
O presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico, Acrísio Sena, enalteceu a importância da capacitação. “Sem dúvida são cursos e projetos que ajudarão a pôr em prática tudo que aprenderam aqui, como valores da vida e a qualificação profissional. Parabéns ao sistema prisional e a toda equipe que construiu essa perspectiva de ressocialização. Espero que as internas possam se solidarizar umas com as outras e reivindicar mais ações que ajudem a humanizar cada vez mais esse espaço”, afirma.
O secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, parabenizou o empenho das internas. “Hoje é um dia de muita alegria, pois é um momento em que a SAP está concluindo mais um pilar: ensino, capacitação e trabalho”, disse.
Rede ANC