O ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, disse na quinta-feira (25.jan.2024) que se a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não tivesse sido alvo de impeachment, o PT teria governado por 20 anos. Segundo ele, é “viável” que o partido fique de 8 a 12 anos no poder, contados a partir da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em janeiro de 2023.
“Vai começar um processo de crescimento, eu sempre vejo de 8 a 12 anos”, declarou em entrevista à CNN Brasil. “Quando nós chegamos no governo [em 2003], eu falei que nós tínhamos de ter uma perspectiva de 20 anos e nós tivemos. Se a Dilma não tivesse sofrido golpe, nós teríamos governado o Brasil por 20 anos”, acrescentou. “É viável, é possível [ficar de 8 a 12 anos no poder]. Nós temos de construir esse projeto, mas só o PT, evidentemente. O PT é uma das forças, pode ser uma das forças mais importantes. E não é só força de esquerda, é um bloco social”, completou.
Dirceu é cofundador do Partido dos Trabalhadores e ex-presidente da sigla. Atuou como ministro da Casa Civil durante o 1º governo de Lula, de 2003 a 2005. Deixou o cargo depois de envolvimento no escândalo do Mensalão.
Poder360