Anatel investiga Vivo, Claro e Tim por indícios de espionagem

 


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou nesta quarta-feira (31.jan.2024) que instaurou 3 processos administrativos contra operadores de telefonia para apurar indícios de monitoramento de pessoas pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência). As investigações foram abertas em 2023.

Segundo apurou o Poder360, as empresas que são alvo dos processos são a Vivo, a Tim e a Claro. A Anatel apura diversas hipóteses sobre o caso de espionagem. A agência reguladora investiga se as empresas souberam do monitoramento a partir da imprensa ou se identificaram indícios da espionagem e não comunicaram o governo.

“A Anatel apura se as prestadoras perceberam eventuais tentativas de acesso indevido as informações à época em que ocorreram e se deveriam ter notificado a Agência, ou se somente tomaram ciência posteriormente, pelas notícias de imprensa”, disse a agência em nota.

A Anatel afirmou que as empresas informaram não ter conhecimento prévio do monitoramento ou comunicação com a Abin. As operadoras relataram que implementaram ações de bloqueio contra acessos indevidos e testes para confirmar a suficiência da solução.

Poder360

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem