A base do governo Elmano chega a ter cinco candidatos em muitos municípios. É um problema político que exige muita habilidade para resolver. Quando não é possível fazer composições, a saída é tentar reduzir o número de candidatos deixando os adversários mais conhecidos e em melhores condições eleitorais na disputa.
Em cidades como Juazeiro do Norte, Crateús, Canindé, Tauá, Iguatu, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Acopiara, Icó, Aracati, Beberibe, Crato, Tianguá, Mombaça, Quixeramobim, Quixada Senador Pompeu, Limieiro e Morada Nova, a base aliada tende a se enfrentar. Camilo Santana terá que mediar acordos e chegar aos nomes para as disputas.
Em Juazeiro do Norte, o deputado Fernando Santana vai para a disputa. Em Tauá, a prefeita Patrícia Aguiar deve ser a escolhida. Em Morada Nova, o PT lançará o nome. Em Crateús, Janaína Farias só não será candidata se não quiser.
O ministro Camilo Santana deixou o Ceará, no final da tarde da segunda-feira, 19, após conversar com várias lideranças municipais. Por enquanto, nada vaza das reuniões. Em breve, os nomes dos candidatos irão surgindo. Não será fácil pacificar aliados.
Coluna Roberto Moreira