Nesta quarta-feira (14/02), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou o balanço do Carnaval 2024. Segundo os dados, houve uma redução de 31,1% no número de vítimas de crimes violentos em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este é o menor índice de homicídios registrado no Ceará durante o Carnaval desde 2010.
Durante a folia, houve também uma redução significativa no número de vítimas femininas de crimes violentos em comparação com 2023. Ao todo, o índice diminuiu 66,7%.
O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, atribuiu o sucesso ao trabalho integrado das Forças de Segurança cearenses. Durante a Operação Carnaval 2024, quase 8 mil agentes da Segurança Pública atuaram de forma contínua entre os dias 9 e 14 de fevereiro.
Redução em outros crimes
Os números revelam também uma queda de 53,57% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio. No total, foram 254 registros neste ano em comparação com os 504 do ano passado, o menor desde 2009. Os furtos também apresentaram uma redução de 43,76%, passando de 946 registros em 2023 para 532 no Carnaval deste ano.
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) também desempenhou um papel crucial durante o feriado, realizando mais de 18 mil prevenções aquáticas em todo o estado. De acordo com o comandante-geral do CBMCE, Cel. Cláudio Barreto, destacou o trabalho importante de prevenção.
“Atuamos muito na área preventiva, colocamos placas de sinalização nas praias, trabalhamos com drones para interação com os banhistas, entrega de pulseiras de identificação, além dos bombeiros militares trabalhando no salvamento. Um trabalho que estivemos fortemente alinhados. O resultado disso é que não tivemos vítimas fatais”, finalizou.
Rede ANC