O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para as próximas 24 horas, abrangendo municípios de diversas partes do país. O órgão prevê precipitações de até 60 mm/h e acumulado de até 100 mm/dia, além de ventos intensos com velocidade variando entre 60 e 100 km/h.
A lista de localidades sob risco inclui o Ceará. Também são alvo do alerta algumas cidades nos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso, Paraíba, Tocantins, São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal.
Diante dessas condições meteorológicas adversas, o Inmet emitiu orientações à população. O objetivo é minimizar riscos como cortes de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas
A nota do instituto destaca que, em caso de rajadas de vento, é importante não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Tais medidas podem contribuir para descargas elétricas. Além disso, o comunicado sugere que, sempre que possível, as pessoas desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
O Inmet ressalta a importância de ter à disposição os contatos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros como medida preventiva em situações de emergência. Respectivamente, os números são o 199 e o 193. A população é incentivada também a ficar atenta às atualizações do órgão e a seguir as recomendações das autoridades locais para garantir a segurança durante o período de alerta.
Rede ANC