Segundo a Funceme, as chuvas devem ocorrer de forma isolada e com intensidade variando de fraca a moderada em quase todas as macrorregiões do estado, a exceção é o Cariri e a região Jaguaribana
Conforme imagens de satélite, das 15h30 desta terça-feira (13), até as 10h desta quarta-feira (14), a capital cearense e mais 126 municípios estão sob aviso de chuvas intensas, conforme último alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o mapa do instituto, o grau de severidade é amarelo, que simboliza “perigo potencial”.
Os riscos potenciais das chuvas estão entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia ventos intensos (40-60 km/h). Há risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Segundo a Funceme, as chuvas devem ocorrer de forma isolada e com intensidade variando de fraca a moderada em quase todas as macrorregiões do estado, a exceção é o Cariri e a região Jaguaribana, as quais a chuva deve ser mais abrangente e ter intensidade variando de moderada a forte.
Na faixa litorânea do Ceará, a chuva deve ocorrer no período da madrugada e início da manhã de quarta, enquanto nas demais áreas a chuva deverá acontecer ao longo do dia. A exceção é o Cariri e o sul do Sertão Central e Inhamuns, os quais podem ter chuva também no período da madrugada.
Em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), temperaturas máximas de até 31ºC e mínimas de 23°C. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante o período da quadra chuvosa (fevereiro a maio), segue afastada do norte do Nordeste do Brasil (NEB), localizada em torno de 1°N.
Opniao CE
Tags:
Ceará