Eleições municipais poderão polarizar entre lulistas e bolsonaristas



Para 31,6%, o apoio de Lula a um candidato aumenta a vontade de votar nesse nome. No caso do apoio de Bolsonaro, são 29,2%





A eleição municipal está ganhando corpo, contornos e derivando para o campo ideológico. Esquerda e direita parecem desenhar o caminho por interesse direto. O Instituto Paraná Pesquisas identificou esse cenário. Para 31,6%, o apoio de Lula a um candidato aumenta a vontade de votar nesse nome. No caso do apoio de Bolsonaro, são 29,2%. Vejam que faltando ainda mais de sete meses para a eleição, em média 30% das pessoas já sabem em qual lado estarão.

O experiente Ciro Gomes advertiu e expôs a preocupação. “Precisamos proteger o Sarto. Não se deve depositar todos os ovos na mesma cesta”, disse no palanque onde discursou no Parque Raquel de Queiroz abraçado a Sarto. Ciro sabe que a polarização Lula/Bolsonaro segue. O eleitor conservador, que não vota direita ou esquerda e sim no candidato, terá grande importância na eleição de outubro.

Evandro Leitão e Capitão Wagner são dois pré-candidatos que estão atuando pela polarização. O PL vai além, quer Bolsonaro em Fortaleza para carimbar seu candidato, o deputado André Fernandes. O ano eleitoral terá jogadas políticas surpreendentes.

O 6 DE ABRIL


Quem planeja disputar a eleição de outubro tem até 6 de abril para se filiar a um partido e definir domicílio eleitoral no município onde pretende se candidatar. O calendário eleitoral é rigoroso. A janela partidária irá abrir no início de março para detentores de mandatos de vereador que queiram trocar de partido.

FELIPE AGUIAR ENTRA NO JOGO DA SUCESSÃO EM MORADA NOVA


O deputado Felipe Aguiar (MDB), é uma forte liderança de Morada Nova, município do Vale do Jaguaribe. Cortejado por lideranças governistas na cidade e pela oposição, atua para chegar à prefeitura. “Pode acontecer tudo, inclusive nada”, colocou como avaliação da agitação política na cidade. O atual prefeito já foi reeleito e não construiu um nome para a sucessão. O deputado Felipe Aguiar poderá enfrentar a forte candidatura da vereadora Naiara Castro, filha do ex-prefeito Glauber de Castro, eleito duas vezes prefeito.

ALDIGUERI DIZ QUE “BANCADA DO PDT INDICA LÍDER”

O líder do governo Elmano de Freitas na Assembleia Legislativa, deputado Romeu Aldigueri, disse que está claro no Regimento Interno do legislativo que a bancada escolhe o líder do partido. O presidente do PDT, Flávio Torres, quer a função para indicar o deputado Cláudio Pinho, argumentando que o líder atual, Guilherme Landim, quer deixar o partido juntamente com outros nove deputados. Aldigueri acredita que a presidência da Assembleia não seja a instância para resolver e sim uma reunião do presidente do PDT com a bancada.

O RACHA DAS OPOSIÇÕES

Dos 12 deputados estaduais eleitos pela oposição, três estão fechados com o governo Elmano. Emília Pessoa (PSDB), Marta Gonçalves (PL) e Firmo Camurça (União Brasil). Se o governo apertar pode reduzir a oposição a 9 deputados. A oposição a Elmano tem apenas 10 votos, no máximo, na Assembleia Legislativa. É muito pouco. O grupo pequeno de opositores se dividiu no início dos mandatos. O presidente Evandro Leitão, o líder do governo Romeu Aldigueri e os demais líderes de partidos fecharam uma parceria de governabilidade.

CONGRESSO VOLTA SÓ DIA 21 DE FEVEREIRO

Os presidentes da Câmara Federal e do Senado da República, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, decidiram que as sessões das duas casas só serão retomadas dia 21 de fevereiro. As pautas serão os vetos ao orçamento, desoneração das folhas de pagamento e criação do mandato para ministro do Supremo Tribunal Federal, além das restrições às decisões monocráticas.

Ooniao CE

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem