A Prefeitura de Caucaia, através da Coordenadoria da Diversidade, realizou, durante esta segunda-feira (19), mais uma ação em benefício da comunidade LGBTQIAPN+ no município. Após realizar o primeiro Mutirão de Entrega de Certidões de Nascimento para Pessoas Trans e Travestis, com a entrega sendo realizada no último dia 31, agora, o órgão, em parceria com o Caminhão Cidadão do Governo do Estado, realiza o mutirão de emissão de RG.
De acordo com Jô Silva, coordenador da Diversidade de Caucaia, esse é mais um passo no caminho da cidadania e plena inclusão dos beneficiados. “A Certidão de Nascimento foi o primeiro passo. Com ela em mãos, todos os outros documentos sofrem um efeito cascata, e devem também ser retificados, excluindo aquele nome que não mais os representa”, explica.
Até os próximos 30 dias úteis, todos devem receber suas novas cédulas de identidade. Kettlye Ribeiro foi uma das beneficiadas. Ela revela que já havia tentado outras três vezes conseguir a retificação, mas não obteve sucesso. Com o mutirão promovido pela Prefeitura de Caucaia, hoje ela vê o sonho se tornado algo concreto. “Eu tentei três vezes fazer a minha retificação, só que nunca deu certo. Sempre foi uma grande burocracia. Foi na Parada da Diversidade de Caucaia onde soube que ia acontecer o primeiro mutirão aqui de Caucaia. Foi quando eu aproveitei a oportunidade e deu tudo certo, graças a Deus”, comemora
Bernardo da Silva também compareceu ao mutirão de emissão de RG, desta segunda-feira. Ele relembra situações constrangedoras que passou antes da retificação, como ser chamado em público por um nome feminino ao ser atendido em um consultório médico, por exemplo. Situações que, após ter seus documentos retificados, não voltarão a acontecer. “Eu me senti muito realizado por ter chegado até aqui, porque não foi fácil. O dia de hoje é mais um passo dado por estar conseguindo tirar o restante da documentação”, comemora.
Ainda de acordo com Jô Silva, todas aquelas pessoas que quiserem dar entrada na retificação da documentação devem procurar a Coordenadoria, de segunda a sexta, das 08h às 16h, e dar início à coleta da documentação necessária. “Lembrando que nós também oferecemos o serviço de acompanhamento psicológico a pessoas LGBT. Então, todos aqueles que desejarem um acompanhamento específico, tem na nossa coordenadoria um local seguro e pronto para os receber”, encerra.
Roberto Moreira