PSDB considera lançar Aécio Neves como candidato à Presidência em 2026

 Essa iniciativa ocorre em um momento de crise para a sigla, que vem enfrentando um declínio político nos últimos anos.



O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) está avaliando a possibilidade de lançar o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) como candidato à Presidência nas eleições de 2026, conforme relatos do Valor Econômico. Essa iniciativa ocorre em um momento de crise para a sigla, que vem enfrentando um declínio político nos últimos anos.

Aécio Neves, que concorreu à presidência em 2014 e foi derrotado pela ex-presidente Dilma Rousseff, liderou uma campanha pelo impeachment dela. No entanto, após a perda da eleição, enfrentou uma série de acusações de corrupção. Com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro e as investigações em curso contra ele e seus aliados, o PSDB enxerga uma oportunidade de recuperar sua relevância política.

Em 2022, o partido enfrentou uma série de reveses eleitorais. Apesar de não lançar um candidato à Presidência para concentrar seus esforços nos estados e no Congresso Nacional, o PSDB elegeu apenas três governadores, falhou em eleger senadores e obteve sua menor bancada na Câmara dos Deputados, com apenas 18 parlamentares.

Apesar da consideração de Aécio Neves como candidato, o partido ainda avalia que sua imagem não foi completamente reabilitada. Por isso, dentro do PSDB, outros nomes estão sendo cogitados, como o do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o do ex-senador Marconi Perillo (GO).


GC Mais

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem