O presidente é esperado em quatro cidades: Fortaleza, Itapipoca, Crateús e Juazeiro do Norte; todas devem possuir pré-candidaturas do partido, sendo Juazeiro a única em que o nome ainda não foi lançado oficialmente
O presidente Lula (PT) deve participar de pelo menos quatro comícios regionais no Ceará durante as Eleições Municipais de 2024. Os encontros, que vêm sendo planejados pelo Diretório Nacional da legenda em conversas entre o deputado federal José Guimarães (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), deverão ocorrer em quatro cidades: Fortaleza, Itapipoca, Crateús e Juazeiro do Norte. Os quatro municípios podem ter candidatos petistas, sendo a cidade de Juazeiro do Norte a única em que o nome ainda não foi lançado oficialmente. Nas participações de Lula, também são esperadas as presenças de Camilo, do governador Elmano de Freitas (PT) e do senador Cid Gomes (PSB), além de partidos aliados.
Em Fortaleza, a indefinição ainda paira sobre as lideranças petistas. Na Capital, o partido possui cinco pré-candidatos que tentam representar a sigla: o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão; os também deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio, presidente do PT Fortaleza; a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; e o ex-deputado federal e atual assessor especial para assuntos municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno.
Os postulantes têm defendido a tentativa pelo consenso em torno de um nome. A decisão de quem vai representar a sigla na Capital cabe ao Diretório Municipal, composto por 46 integrantes. Caso dois terços deles entendam pela escolha de um dos petistas, o nome será o escolhido. Não havendo consenso, o candidato deve ser definido por prévias ou encontros partidários.
DEMAIS MUNICÍPIOS
Em Juazeiro do Norte, maior colégio eleitoral do Interior, com 187.530 eleitores, conforme o balanço mais atualizado do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, o PT ainda não lançou uma pré-candidatura oficial. No entanto, o nome do deputado estadual Fernando Santana vem sendo visto como o “Plano A” do partido, como já citou o presidente do Diretório Estadual, Antônio Filho, o “Conin”, ao OPINIÃO CE. O parlamentar, no último dia 20 de fevereiro, agradeceu o apoio do presidente, mas afirmou que ainda não havia nenhuma definição.
A cidade é governada atualmente pelo prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), ao qual Fernando Santana é oposição. No último mês de janeiro, aliás, o prefeito afirmou que está sendo criado um arco de alianças para tentar uma reeleição, algo que seria inédito no Município. O arco, conforme informou o gestor, conta com siglas como o PDT, o PL e o União Brasil. O Podemos, partido filiado de Glêdson, é comandado no Ceará pelo prefeito de Aracati, Bismarck Maia, aliado do grupo político que forma a base do governador Elmano.
Em Itapipoca, sexta maior cidade do Estado, que conta com 96.603 eleitores aptos a votar em 2024, o prefeito Felipe Pinheiro (PT) deve concorrer à reeleição pelo seu partido. Na cidade, a disputa deve contar também com a presença da vice-prefeita Dra. Jocélia (PRD), com uma candidatura própria. O ex-prefeito João Barroso (PSDB) teve suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). Com isso, o ex-gestor pode ficar inelegível por oito anos, conforme estabelece a Legislação Eleitoral do Brasil. O parecer do TCE deve ser enviado à Câmara Municipal de Itapipoca, onde os vereadores vão votar acerca da aprovação das contas de Barroso.
Já em Crateús, 15ª maior do Estado, e com 58.356 eleitores, o partido anunciou, recentemente, a segunda suplente de Camilo no Senado, Janaína Farias (PT), ao pleito. A informação foi concedida pelo ministro Camilo Santana, maior liderança petista no Ceará, em entrevista à Rádio Educadora, do Município do Sertão cearense. Janaína, que também é secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), inclusive, deve assumir uma cadeira no senado em abril, quando a segunda suplente de Camilo e atual senadora em exercício, Augusta Brito (PT), vai se licenciar por 120 dias.
PRESENÇA DE CID E POSSÍVEL APOIO DO PSB EM FORTALEZA
A presença do senador Cid Gomes – recém filiado ao PSB no início do último mês de fevereiro – nos comícios da vinda de Lula mostra uma grande importância ao arco de alianças do PT. Recentemente, seu irmão, o prefeito de Sobral Ivo Gomes (PSB), afirmou defender uma candidatura própria do PSB em Fortaleza. Na oportunidade, o gestor do Executivo sobralense defendeu o nome da ex-governadora Izolda Cela, também filiada ao partido desde fevereiro.
Opniao CE