Barbie lança primeira boneca de uma indígena brasileira






A Barbie – a boneca mais famosa do mundo – completa 65 anos em 2024. Ícones femininos são homenageados com suas próprias bonecas no projeto Mulheres Inspiradoras e, neste ano, a primeira indígena brasileira ganhou uma Barbie para chamar de sua: Maira Gomez, conhecida como @cunhaporanga_oficial nas redes sociais.

A influenciadora, que acumula mais de 6 milhões de seguidores no TikTok, é da etnia Tatuyo. A boneca leva a pintura e roupas tradicionais de sua comunidade.

À CNN Brasil, Maira falou sobre como é ter uma versão sua da boneca e o impacto disso para meninas indígenas de todo o país. “É uma grande representatividade que a gente, o povo indígena, está tendo e é uma grande conquista”, celebrou ela.

“Você ter uma boneca com a sua semelhança, suas características, seus trajes… mostra que você não pode desistir nunca dos seus sonhos. Porque eu sonhava e não acreditava que isso seria possível – e hoje estou aqui, do lado dela”, contou.

“Eu fico sem palavras para falar o que eu tô sentindo, mas é uma alegria imensa. É uma grande oportunidade de visibilidade dos povos indígenas e das mulheres [indígenas]”, disse.

“As meninas acabam aprendendo a não deixar de acreditar e dar a volta por cima”, falou Maira Gomez sobre a importância da representatividade para as meninas indígenas.

Maira é da etnia Tatuyo, que fica na região do Alto Rio Negro, no Amazonas. Na boneca, a pintura no rosto é a mesma que Maira carrega: grafismo que significa proteção. Cada povo tem sua simbologia, a dela simboliza também os “seres humanos do dia”, que representa o Sol. “Porque nós, o povo Tatuyo, somos de outro universo”, explicou.

Já as vestimentas são feitas com objetos da própria natureza. “Tudo é uma proteção e todos os trajes assim são sagrados, tem determinado momento que você utiliza e faz as pinturas”, explicou

Leia mais em CNN

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem