Homenagem a Alexandre de Moraes gera polêmica na Alece



A Aprovação pela Assembleia Legislativa de Título de Cidadania Cearense ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, repercutiu na sessão desta quinta-feira. De autoria do deputado estadual De Assis Diniz, a homenagem foi questionada por parlamentares de oposição.

Em entrevista à REDE ANC, o deputado De Assis Diniz afirmou que Alexandre de Moraes é merecedor do reconhecimento. Em sua fala, o parlamentar argumentou que o ministro tem sido uma das peças fundamentais em defesa da democracia.

“Primeiro é preciso mencionar a notabilidade que ele tem como jurista, conduzindo todas as decisões com muita coesão e coerência, se tornando um dos ministros mais influentes. Para que o Ceará esteja incluído nesse contexto devemos coadunar com esse sentimento. Alexandre de Moraes atuou no enfrentamento ao golpe do dia 8 de janeiro. Muitas coisas ainda não foram publicizadas, mas ali foi arquitetada uma situação para dar um golpe de Estado. É em torno desse reconhecimento que estamos celebrando o homenageado”, argumentou.

Deputado de oposição, pastor Alcides Fernandes (PL) declarou que o projeto foi aprovado sem contar com o seu apoio. Segundo o parlamentar, o voto contrário não teve relação com o lado pessoal de Alexandre de Moraes, mas com a atuação do ministro como membro do STF.

“Foi aprovado, claro, sem o meu voto. Eu não tenho nada contra a pessoa do Alexandre, mas com as atitudes dele lá no STF que nos deixa cabulosos. Nós, patriotas, tivemos muitas punições. Temos deputados presos pela arbitrariedade deste ministro. Por isso esse projeto não teve o meu voto e nem terá o meu apoio para a aprovação desse título”, declarou.

Na última quarta-feira (06/03), o deputado estadual Sargento Reginauro (União Brasil) foi à Tribuna da Casa para também se posicionar de forma contrária ao projeto. Em entrevista à REDE ANC, o parlamentar afirmou que desconhece benefícios ao Ceará a partir de ações de Alexandre de Moraes. Sargento Reginauro apontou, ainda, situações em que o ministro do STF prejudicou cearenses com suas ações. 

“A expressão ‘Título de Cidadão’ pressupõe uma relação de contribuição de alguém que não é do Estado para com esse Estado. Eu desconheço a contribuição do ministro Alexandre de Moraes para o povo cearense. Além disso, existe a forma como o ministro vem se portando diante de pautas importantes para o povo brasileiro, num atropelo do Poder Judiciário, ao Legislativo e ao Congresso”.

O parlamentar relembrou, ainda, a atuação do ministro no episódio do dia 8 de janeiro de 2023. “Foram tomadas medidas contra pessoas que se aproveitaram de uma situação e depredaram o patrimônio público. São essas pessoas que devem ser punidas. Numa tentativa de caça às bruxas contra o movimento conservasdor de milhares de brasileiros, muitas pessoas foram presas sem o devido processo legal, inclusive cearenses”, enfatizou.

Relembre

Além do Título de Cidadania a Alexandre de  Moraes,  os parlamentares também aprovaram a concessão da mesma honraria ao ministro Cristiano Zanin. A iniciativa foi de autoria da  deputada Juliana Lucena (PT) e do deputado Marcos Sobreira (PDT), subscrita pelo deputado Fernando Santana (PT).

Os dois projetos de concessão de título receberam apoio de 29, dos 46 parlamentares.


Rede ANC

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem