Ministério da Saúde alerta para aumento de casos de câncer de colo do útero



 O câncer de colo do útero, sexto mais comum no Brasil e terceiro entre as mulheres, representa uma crescente preocupação de saúde pública. As estimativas para 2025, divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2023, alertam para um possível aumento para 17.100 novos casos anuais. A principal causa desse tipo de câncer é o HPV, que é a infecção sexualmente transmissível mais comum na atualidade.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil enfrenta uma iminente ameaça com aproximadamente 700 mil novos casos de HPV a cada ano. Segundo a estimativa, o número total de infectados varia entre 9 e 10 milhões.

Conforme especialistas, existem mais de 100 tipos de HPV transmitidos primariamente por meio de relações sexuais desprotegidas, incluindo sexo oral, vaginal ou anal. Dados do Ministério da Saúde revelam que a taxa de infecção pelo vírus atinge 54,4% das mulheres que iniciaram a vida sexual e 41,6% dos homens.

Entre os sinais de alerta estão verrugas irregulares na região genital, orofaringe ou região anal. No entanto, mesmo sem essas manifestações visíveis, o vírus pode permanecer incubado.

Rede ANC

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem