A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou nesta quarta-feira, 6, o projeto de lei que concede aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, o título de cidadãos cearenses.
O PL 1129 (Leia na íntegra) que concede o título de cidadão cearense ao ministro Cristiano Zanin é de autoria dos deputados Juliana Lucena (PT) e Marcos Sobreira (PDT) e coautoria do deputado Fernando Santana (PT).
O PL de n° 1030/2023 (Leia na íntegra), que concede o mesmo título ao ministro Alexandre de Moraes, por sua vez, foi protocolado pelo deputado De Assis Diniz (PT). O documento reuniu 30 assinaturas.
Durante a sessão, os deputados Sargento Reginauro (União) se opôs à proposta, justificando que Moraes não representa “o sentimento que o povo brasileiro quer por justiça de verdade” e que as decisões tomadas pelo magistrado são parciais.
“Cearenses foram presos sem o devido direito ao processo legal por causa daquilo que é chamado até hoje com uma tentativa de golpe. Um golpe sem arma, um golpe sem Exército, um golpe sem infraestrutura mas foi tomado como um golpe. Graças ao Alexandre de Moraes, inclusive, gente morreu na cadeia”, alegou o parlamentar.
Reginauro reiterou que votaria a favor do documento que dá a Zanin o título de cidadão cearense para deixar bem claro que não está “contra o STF”.
O Povo