Após a confirmação do nome do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo Partido dos Trabalhadores (PT), a relação de nomes de concorrentes se afunila. Atualmente, pelo menos cinco pretendentes estão colocados para a disputa. Além do petista, há o prefeito José Sarto (PDT) buscando a reeleição; o presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner; além do senador Eduardo Girão (NOVO) e do deputado federal, André Fernandes (PL).
Evandro foi escolhido pelos votos de 141 filiados do PT/Fortaleza e outros 58 optarem pela abstenção no Encontro de Delegados ocorrido no último domingo, 21, depois de protagonizar uma disputa interna com a deputada federal e ex-prefeita da capital cearense, Luizianne Lins.
Vale lembrar que o período de oficialização dos candidatos será de 20 de julho a 5 de agosto quando são permitidas pela legislação eleitoral a realização das convenções partidárias.
Reeleição
José Sarto, em entrevista recente à TV Otimista, projetou o cenário político para este ano: “O partido resolveu acatar essa nossa vontade de continuar e não continuar apenas, mas nós já acertamos projetos que o Roberto Cláudio começou e nós melhoramos muito. Agora temos um projeto para Fortaleza. Já já nós completaremos 300 anos, completamos 298 recentemente, e temos um programa com Fortaleza até 2040 para ser executado”.
O pedetista disse também que Fortaleza “é uma cidade rebelde”, que “não aguenta hegemonia” e querer “nacionalizar esse debate (sobre a disputa na capital) é torná-la menor”. As declarações geraram embate com Evandro Leitão, com troca de acusações entre os dois nas redes sociais, um dia antes do Encontro de Delegados do PT/Fortaleza.
Segmento conservador
No segmento dos partidos conservadores, há três nomes: o presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, o senador Eduardo Girão e o deputado federal, André Fernandes (PL), esses dois últimos tentam se viabilizar para a disputa da Prefeitura de Fortaleza pela primeira vez.
Se confirmada a candidatura para a eleição deste ano, Capitão Wagner vai para a terceira disputa pelo Paço Municipal de Fortaleza. Ele concorreu contra Roberto Cláudio (PDT) em 2016; e contra José Sarto (PDT) em 2020. Em ambas as eleições os candidatos pedetistas saíram vencedores. Nesse período, o político ainda concorreu ao governo do Ceará no pleito de 2022, mas acabou sendo superado pelo governador Elmano de Freitas (PT), que venceu no primeiro turno.
André Fernandes, por sua vez, aposta na “força” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e no eleitorado bolsonarista como uma das estratégias. Deputado federal mais votado no Ceará nas eleições de 2022, o político foi lançado pré-candidato a prefeito em evento que contou com a presença do ex-chefe do Executivo nacional, no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.
Fernandes agradeceu ao ex-presidente pelo apoio e afirmou que deve sua trajetória política ao bolsonarismo. “Jair Bolsonaro forjou o deputado estadual mais votado no Ceará. De lá para cá, continuamos a nossa luta enfrentando os coronéis aqui”, disse na ocasião, sem citar nomes.
Em outra frente, Eduardo Girão tem apostado em críticas aos pré-candidatos dos partidos de esquerda – Evandro Leitão e José Sarto. “Tudo junto e misturado! Como sempre, meses antes da eleição entra em cena um teatro de mau gosto: Sarto critica o petista, que só agora se dá conta das falhas da gestão de Sarto, seu ex-colega de PDT até ontem”, afirmou em postagem no X (antigo Twitter).
O Otimista