Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou o envio de 170 mil doses para o Estado
As doses de vacinas contra a dengue enviadas para o Ceará, anunciadas pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (25), deverão ser aplicadas no Estado a partir do próximo dia 13 de maio, de acordo com o governador Elmano de Freitas (PT). De início, a medida deve contemplar 25% do público-alvo de 10 a 14 anos. Conforme o chefe do Executivo, a data foi definida em acordo com os quatro municípios que vão receber os imunizantes: Fortaleza, Aquiraz, Eusébio e Itaitinga.
“O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer essa vacina no sistema público de saúde. A medida colabora para a redução do número de casos da doença. Mas os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti devem continuar, eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros”, escreveu Elmano, em suas redes sociais.
VACINAS CONTRA A DENGUE NO CEARÁ
Segundo o anúncio do Ministério da Saúde, o Estado vai receber 169.513 imunizantes. A quantidade de doses a serem entregues em Fortaleza, com 154.376 vacinas, representa 91,30% do total do lote cearense. Em seguida, estão as cidades de Eusébio, que receberá 5.641 imunizantes, Aquiraz, com 5.428 vacinas, e Itaitinga, com 4.068.
De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel, as novas regiões que vão receber os imunizantes foram definidas de acordo com a lista de prioridades já estabelecida desde o início do ano. Além do Ceará, os estados de Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso e Rio Grande do Sul receberão o reforço de vacinas, com 986.548 doses entregues nesta remessa.
Dados atualizados na última terça-feira (23), mostram que 1.682.139 doses de vacinas foram enviadas aos estados, com o registro de aplicação de 810.686 doses, equivalente a 48,19% dos imunizantes entregues. Em abril, foram registradas 117.530 vacinas, o que mostra uma redução significativa em relação a março, quando foram 463.481 doses aplicadas. Conforme a secretária, a queda pode ser explicada pelo atraso no registro da aplicação pelos municípios, que utilizam sistemas próprios e demoram para enviar dados à rede nacional de saúde.
Neste ano, o Ceará soma 2.641 casos confirmados de dengue, além de 9.908 casos prováveis da doença. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Na capital cearense, são 577 pessoas contaminadas, representando 21,85% do total de casos, e mais de 1,7 mil casos em investigação. Eusébio e Aquiraz registram 5 casos confirmados, cada. Já em Itaitinga, foi registrado 1 caso. O Ceará registra, ainda, 1 óbito pela doença e 14 mortes em investigação.
Opniao CE