A greve dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) foi deflagrada na última sexta-feira (5). O órgão de ensino recebeu o comunicado da Seção Sindical Sinasefe (SINDSIFCE) informando a greve nesta segunda-feira (8), que determinou o início da paralisação para a próxima quinta-feira (11). Além da unidade da capital cearense, as seções sindicais Sinasefe Juazeiro do Norte e Sinasefe Crato também vão aderir à greve.
O Sindicato dos servidores afirma que a greve inicia efetivamente a partir do dia 11 de abril, que deve se estender por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em Assembleia Geral, que contou a presença dos servidores e TAEs do IFCE, realizada no ginásio de esporte do campus Fortaleza, na última sexta-feira (5). Até a data de começo da paralisação, a associação pretende conversar com a comunidade acadêmica sobre suas reivindicações, que tem como pauta a reposição salarial, a restruturação das carreiras a recomposição orçamentária das IFEs, a revogação do Novo Ensino Médio e de outras medidas contrárias ao serviço público.
Por meio das redes sociais, o IFCE reafirma seu apoio ao movimento grevista, que busca garantir os direitos dos servidores. O órgão também alegou que os serviços essenciais, como o pagamento de bolsas e auxílios estudantis, devem ser mantidos no período de paralisação. O IFCE ainda informa que na sexta-feira (12) haverá uma reunião da gestão com os representantes do sindicato.
“A gestão do IFCE está empenhada em manter o diálogo com os representantes das entidades sindicais e com toda a comunidade do IFCE, para que esse processo ocorra de maneira transparente e democrática. Uma reunião entre a equipe gestora e os representantes do sindicato está agendada para o próximo dia 12/04.”, comunicou a instituição em suas redes sociais.
Opniao CE