Precipitações esperadas para este início de semana têm relação com áreas de instabilidades oriundas do leste do Nordeste e do Oceano Atlântico, além de efeitos locais
O Ceará deve seguir com condições para chuvas isoladas em todas as macrorregiões até esta quarta-feira (17). Neste três dias, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que os principais acumulados poderão se concentrar na faixa litorânea, Ibiapaba e no sul do estado.
As precipitações esperadas para este início de semana têm relação com áreas de instabilidades oriundas do leste do Nordeste e do Oceano Atlântico, além de efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, interação dos ventos com o relevo, temperatura e umidade elevadas.
Chuvas no Ceará
O novo prognóstico da Funceme indica que o Ceará tem 40% de chances de chuvas dentro da média para este trimestre. Na previsão divulgada em janeiro, para os meses de fevereiro, março e abril, a expectativa era de uma maior tendência, com 45% de chuvas abaixo da média. Agora, o panorama é de maior probabilidade de ser dentro da normal climatológica.
No Ceará, a estação chuvosa propriamente dita vai de fevereiro a maio. Todos os anos, a Funceme divulga dois prognósticos climáticos: um tradicionalmente em janeiro, que é relativo aos meses de fevereiro a abril; e outro em fevereiro, sobre as probabilidades de março a maio. Mas, esse ano, o de fevereiro ainda não havia sido divulgado.
Em janeiro, os modelos de previsão ainda apontavam para a tendência de uma “estação chuvosa mais curta este ano, ou seja, com principais acumulados de chuva entre os meses de fevereiro e março, sendo mais irregulares em abril e, principalmente, em maio”.
GC MAIS
Tags:
Ceará