Produtores rurais da região Norte visitam projeto Carnaúba Sustentável

 




Um grupo de 30 produtores rurais, presidentes de sindicatos e secretários de agricultura de municípios da região Norte e da Ibiapaba participou na última semana de uma missão técnica ao Assentamento Aragão, comunidade localizada no município de Miraíma.

A visita, promovida pelo escritório regional do Sebrae/CE, tinha o objetivo de conhecer o programa Carnaúba Sustentável e o Secador Solar.

Iniciativa da Associação Caatinga, com o apoio do Grupo Boticário e coordenação da VBIO, o programa visa contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva da Carnaúba, por meio de processo educativo e de capacitação dos profissionais que atuam na área.

Já o secador solar é um equipamento que, além de aumentar a produção do pó cerífero e da cera de carnaúba, produz também um pó mais limpo e de melhor qualidade.

Participaram da missão técnica representantes dos municípios de Sobral, Groaíras, Morrinhos, Cariré, Reriutaba, Senador Sá, Pacujá e de Tianguá. De acordo com a analista do Sebrae/CE, Gabriela Alencar, essa ação é fruto das articulações realizadas durante todo o ano de 2023 pelo Programa Territórios Empreendedores e grupo Líder Luz do Norte, voltadas para potencializar as atividades produtivas de destaque da região, como a produção da carnaúba.

“Durante o ano passado foram realizados fóruns relacionados a esta atividade produtiva, missões técnicas para conhecer experiências de destaque na área, além da criação da Câmara Setorial da Carnaúba da Região Norte”. Para 2024, segundo a analista do Sebrae/CE, as ações do Programa Territórios Empreendedores continuam com foco em proporcionar um apoio técnico e gerencial para os produtores rurais que atuam nessa atividade tão importante para a região.

O Ceará é o maior estado exportador de cera de carnaúba do país, vendendo o produto para países como Alemanha, China, Estados Unidos, Japão, Holanda, entre outros.

Territórios Empreendedores

O Territórios Empreendedores é uma ação do Sebrae que visa ajudar os gestores públicos e lideranças locais na implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios da região e geração de emprego e renda. Ele busca ajudar a colocar em prática nos territórios aquilo que foi planejado e validado durante as atividades do programa LIDER – Lideranças para o Desenvolvimento Regional.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem