Viçosa do Ceará, um dos centros produtores de cachaça do Nordeste, celebra mais uma conquista: o registro de sua cachaça como a 123ª Indicação Geográfica (IG) reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Na última semana, a iguaria recebeu o registro na modalidade Indicação de Procedência (IP), consolidando a cidade como um polo de produção de qualidade.
Com características únicas que refletem os conhecimentos tradicionais da região, a cachaça de Viçosa do Ceará tem ganhado destaque nacional e internacional, sendo considerada por muitos como “terra da cachaça boa”. Esse reconhecimento fortalece a identidade local e impulsiona a economia, atraindo turistas e consumidores em busca dessa autenticidade.
O apoio do Escritório Regional do Sebrae-CE na Ibiapaba foi fundamental para a conquista desse selo, incentivando os produtores locais a implementarem mudanças e inovações que destacam Viçosa como a “Capital Cearense da Cachaça”. Além disso, o reconhecimento recente da cachaça como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Ceará demonstra a importância histórica e cultural desse produto para a região.
“Essa região já é há muitos anos conhecida pela produção da cachaça. A conquista do registro de Indicação Geográfica vem proteger e promover esse produto que é indispensável para o desenvolvimento social e econômico de Viçosa e do próprio estado do Ceará”, comenta a analista de inovação do Sebrae Nacional, Hulda Giesbrecht.
Rede ANC
Tags:
Ceará