Confira como emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE)
A quarta parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 se vence nesta quarta-feira (08). Para gerar o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) deste ano, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), a digitar os dados do veículo – chassi ou placa – e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Após a pesquisa, o sistema apresentará os valores das cinco parcelas. Abaixo, constarão as opções “Imprimir Carnê” e “Imprimir Saldo Devedor”. Caso seja escolhido a primeira opção, o contribuinte emitirá todos os boletos, em um único documento. Já a segunda opção, é para quem deseja emitir apenas um DAE, apresentando o valor integral do IPVA para quitação e também permite quitar parcelas em atraso, se houver.
Há outras opções também para gerar o DAE: pelo aplicativo “Meu IPVA” ou então pelo Assistente Virtual, no número (85) 3108-1404, pelo WhatsApp. O usuário deve se certificar que o número possui o selo verde de verificação e se a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará está sob a titularidade.
Para economizar no valor do IPVA, existe o programa Sua Nota Tem Valor (SNTV), em que os participantes podem conseguir um desconto de até 5% no tributo, no qual são acumulados pontos, mediante documentos fiscais emitidos entre dezembro de 2022 e novembro de 2023.
Estão isentos deste imposto: pessoas com deficiência; proprietários de máquinas agrícolas, táxi, vans, micro-ônibus, topics e ônibus de transporte urbano, metropolitano, intermunicipal e veículos com mais de 15 anos de fabricação
Tags:
Ceará