Luísa Cela (PSB) está deixando o comando da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), na gestão do governador Elmano de Freitas (PT), após anúncio do chefe do Executivo estadual. Ela é cotada para compor a chapa de Evandro Leitão (PT) para a Prefeitura de Fortaleza este ano, na posição de vice.
“Informo aos cearenses que, seguindo a orientação do meu partido e alinhada com o Governador Elmano, saio da Secretaria da Cultura do Ceará para ficar à disposição da agenda e do projeto político do qual faço parte”, anunciou ela, nesta terça-feira (28), destacando ainda que continua na pasta até o dia 5 de junho, conduzindo o processo de transição para o comando de Gecíola Fonseca, atual secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura – Gecíola vai assumir a pasta no lugar de Luísa.
“Reitero o compromisso do Governo, e de toda a equipe que integra a Secult Ceará, de continuar trabalhando pela valorização e pela garantia do direito à Cultura para todas as pessoas. Reafirmo, ainda, meu comprometimento com a luta e o trabalho cotidiano para alcançarmos as transformações necessárias para termos um Ceará cada vez mais forte, em que a Cultura sempre será protagonista na garantia de uma sociedade diversa, alegre, saudável e com justiça social”, finaliza Luísa Cela, na mensagem.
Ela, que é filha da ex-governadora e secretária Executiva do Ministério da Educação (MEC) Izolda Cela, se filiou ao PSB – mesmo partido da mãe – e mudou o domicílio eleitoral para Fortaleza este ano, o que aumentou as especulações sobre possivelmente compor chapa com Evandro Leitão para a Prefeitura da capital.
Evandro, que é deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), foi confirmado como pré-candidato do PT à disputa, com a vaga de vice ainda estando em aberto. O PT poderá estar coligado com o PSB, com este possivelmente indicando um nome para vice, caso isso se efetive.
Em paralelo, Izolda Cela poderá disputar a Prefeitura de Sobral, para suceder o atual prefeito Ivo Gomes, com o apoio do PT. As tratativas seguem em curso.
Trocas no secretariado
Na véspera, nesta segunda (27), Elmano anunciou nove mudanças no secretariado, incluindo as pastas da Segurança, da Cultura, da Infraestrutura e do Planejamento e Gestão. Também há novos nomes para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), para a Superintendência de Obras Públicas (SOP), para a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), para a Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar) e para a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev).
Novos nomes anunciados por Elmano de Freitas para o secretariado:
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social: assume como titular Roberto Sá, em substituição a Samuel Elânio
Secretaria do Planejamento e Gestão: assume como titular Alexandre Cialdini, em substituição a Sandra Machado
Secretaria da Infraestrutura: assume como titular Hélio Winston, em substituição a Antônio Nei
Secretaria da Cultura: assume Gecíola Fonseca Torres, atual Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, em substituição a Luisa Cela
ZPE: assume Fábio Feijó, em substituição a Hélio Winston
SOP: assume José Valdeci Rebouças, em substituição a Quintino Vieira
Etice: assume Francisco Barbosa, em substituição a José Valdeci Rebouças
CearaPar: assume como Diretora-presidente, Carolina Monteiro, em substituição a Carlos Eduardo S. Marino
CearaPrev: assume Adriano Pinheiro, em substituição a José Juarez
“Anteriormente já havíamos mudado o comando da Secretaria de Articulação Política, com a entrada de Augusta Brito em substituição a Valdemir Catanho”, sublinhou ainda Elmano, no anúncio feito nas redes.
GC Mais