A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela (PSB), anunciou sua saída da pasta para disputar as eleições municipais de outubro provavelmente em Sobral.
Na mensagem, a ex-governadora do Ceará informou que não retornará ao trabalho após o feriado de Corpus Christi, na segunda-feira, 2. Ela elogiou o trabalho do ministro da Educação, o também ex-governador Camilo Santana, e afirmou que as definições relativas à candidatura “pertencem a Deus”.
Além de ex-governadora, Cela é também ex-secretária de Educação do Ceará. Muito do crédito pelo bom desempenho do estado em métricas educacionais nos últimos anos é atribuído à sua gestão. Ela chegou a ser cotada para assumir o próprio ministério, antes do presidente Lula optar por Santana.
Em fevereiro deste ano, Izolda se filiou ao PSB, seguindo o movimento do senador Cid Gomes, seu aliado político e uma das principais lideranças no Ceará. Ele saiu do PDT após desentender-se com o irmão, Ciro Gomes, ex-candidato à Presidência.
A rixa familiar envolveu a candidatura da então governadora Izolda à reeleição no pleito de 2022. A candidatura tinha o apoio de Cid, mas acabou barrada por Ciro, que lutou pelo nome do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Desde a filiação de Izolda, tem sido discutido a possibilidade de indicá-la para disputar o cargo de Ivo, irmão de Cid e Ciro. Ivo é o atual prefeito e não pode mais se candidatar, uma vez que administrou o município por dois mandatos.
Focus Jor