A SSPDS alerta que condutas desse tipo podem ser caracterizadas como contravenções penais e crimes previstos na legislação penal, com penas de detenção e multa
O Governo do Estado foi alvo de notícias mentirosas (fake news) nesta quarta-feira (3) relacionadas à área da segurança pública. O material com informações falsas foi divulgado em redes sociais e, principalmente, em aplicativos de mensagens. Logo que veiculação chegou ao conhecimento do Executivo estadual, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social emitiu nota comunicando que o conteúdo das mensagens é falso.
“A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) vem a público informar que é falso o texto vinculado às Forças de Segurança do Ceará, que circula em aplicativos de mensagens sobre um suposto anúncio do governador do Estado, Elmano de Freitas, que trataria sobre a extinção, neste ano, da promoção requerida dos militares estaduais. A pasta reforça que desde que a Lei de Promoções foi sancionada, em 2015, mais de 30 mil homens e mulheres das Forças de Segurança já foram promovidos“, diz o trecho inicial da nota da SSPDS.
O texto da SSPDS também destaca que, em junho deste ano, o Ceará ganhou reforço financeiro para as Forças de Segurança com a posse e a convocação de novos militares, policiais civis e peritos, além do emprego de novas viaturas para atuarem em áreas estratégicas da Capital e Região Metropolitana.
A SSPDS, por meio da nota de esclarecimento, orienta a população a não divulgar mensagens que recebam em redes sociais nem produza ou compartilhe qualquer conteúdo com informações falsas. “Estas condutas podem ser caracterizadas como contravenções penais e crimes previstos na legislação penal, com penas de detenção e multa”, alerta.
A nota é encerrada com um pedido à sociedade para contribuir com o trabalho policial, passando informações que auxiliem as investigações por meio do Disque-Denúncia, discando 181. No WhatsApp, o serviço também é oferecido com o número (85) 3101-0181. Pelo aplicativo de mensagens, podem ser encaminhadas fotos, vídeos, áudios e informações que ajudem as Forças de Seurança a combater a criminalidade. “O sigilo e o anonimato são garantidos”, conclui.
Tags:
Ceará