MEC realiza consulta no Ceará sobre criação de universidade indígena



Ao todo, 12 estados brasileiros serão consultados sobre a criação, implementação e organização destas unidades de ensino



O Ministério da Educação (MEC) vai consultar na próxima terça-feira (16), em Fortaleza, indígenas do Ceará, juntamente com representantes do Maranhão e Piauí, sobre a criação da Universidade Indígena. Ao todo, serão realizados 16 encontros em 12 estados brasileiros, até setembro deste ano, em busca de coletar contribuições essenciais para a implementação da nova instituição em todo o país. A criação das unidades de ensino superior é uma demanda antiga dos povos originários.

De acordo com o Grupo de Trabalho (GT) criado pelo MEC, a proposta é antiga e permite mais autonomia desses povos. Em caso de aprovação, os indígenas teriam garantia de gestão e de recursos para sua consulta e participação, em todas as etapas do processo de construção do projeto, com recursos financeiros adequados para o funcionamento e manutenção. Além disso, será priorizada a atuação de indígenas no quadro institucional da unidade.

O pedido foi apresentado nas Conferências Nacionais de Educação Escolar Indígena, realizadas em 2009 e 2018. Essas são as instâncias máximas de consulta aos representantes dos povos indígenas e de espaço para proposições de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da Educação Escolar Indígena, em todas as esferas governamentais.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem