Mesmo com fim da quadra chuvosa no Ceará, que corresponde de fevereiro a maio, ainda estão ocorrendo precipitações no território cearense, no qual podem se estender até fim de julho, período chamado de “Pós-Estação”.
Uma das evidências disso é a cidade de Granja, município do Litoral Norte, que, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), registrou chuvas de 100 milímetros (mm) durante o último domingo (7) e última segunda-feira (8). Vinícius Oliveira, meteorologista da órgão, explica que essas precipitações aconteceram devido às áreas de instabilidade oriundas do oceano, juntamente com uma brisa marítima e terrestre.
Segundo o Calendário de Chuvas do Ceará, esse foi i maior volume do Ceará em 22 dias. A última vez que tanta precipitações foram registradas foi em 16 de junho, em Ibaretama, com 110 mm.
As chuvas no Estado começaram reduzir desde a segunda quinzena do mês passado, no qual chegou a registrar dois dias sem qualquer precipitação. Historicamente, julho tem pluviometria média de apenas 15.1 mm para todo o Estado.
Entre os dias 7 e 8 de julho, 69 municípios cearenses registraram chuvas, onde os principais volumes foram em:Granja: 100 mm
Aurora: 57 mm
Barro: 40 mm
Alto Santo: 39 mm
Tejuçuoca: 30 m
Oliveira afirma até esta quarta-feira (10) as condições do tempo no Estado estejam em estabilidade, com o céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, principalmente pela madrugada. Enquanto a tarde e a noite, é previsto que o céu fique sem nuvens.
No que diz respeito a temperatura, na região Jaguaribana e no Litoral Norte é esperado que a máxima seja de até 34°C. Já para a temperatura mínima deve ficar aproximadamente em 19° no Cariri e na Ibiapaba.
Enquanto isso, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) deve ter uma temperatura máxima de até 31°C, e uma mínima de aproximadamente 24°C.
Rede ANC