Em 2023, mais de 237 km de cabos de energia foram furtados no Ceará, o equivalente à distância entre Fortaleza e Mossoró
A Enel registrou, entre janeiro e junho de 2024, mais de 138 quilômetros de cabos de energia furtados no estado do Ceará. Trata-se de um crescimento de cerca de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, o número indica uma média de cerca de 23 km de cabos furtados por mês, até o momento.
Ainda segundo o levantamento, 10 dos municípios mais afetados pela prática criminosa estão localizados em regiões litorâneas do estado, com destaque para o Litoral Leste e Região Metropolitana de Fortaleza. Em primeiro lugar, figura Beberibe, com 31,1 km de cabos furtados. Em seguida, aparecem Aracati (13,6 km), Icapuí (13,1), Aquiraz (12,3 km) e Cascavel (8,6 km).
Em 2023, mais de 237 quilômetros de cabos de energia foram furtados da rede elétrica da Enel no estado, o equivalente à distância entre Fortaleza e Mossoró, no Rio Grande do Norte. As cinco cidades mais afetadas no ano passado foram Cascavel, Trairi, Fortaleza, Cruz e Icapuí, em áreas de praia. Os casos se concentraram principalmente entre os meses de setembro e dezembro, quando a empresa passou a registrar um aumento exponencial desse tipo de crime.
A empresa informa que, como forma de combate às ações de furto de cabos, tem intensificado os trabalhos de investigação e de inspeção em campo, com apoio dos órgãos de segurança do Ceará, realizando visitas a sucatas em todo o estado. “Um reflexo dessa ação conjunta foi o aumento de cerca de 150% no número de prisões no Ceará entre 2022 e 2023. Ao todo, 22 pessoas foram presas em 2023 por furto ou por receptação de material furtado. Já em 2024, até agora, foram registradas 37 prisões por este tipo de crime no estado”, destaca a companhia.
A Enel também tem feito a substituição de cabos de cobre por cabos de alumínio ou aço cobreado, em áreas onde há grande incidência de furto. A intenção é desestimular essas ações criminosas, com materiais que sejam de menor interesse para os criminosos.
Crimes e denúncias
A Enel Ceará criou uma Central de Segurança onde as denúncias podem ser feitas gratuitamente, 24h por dia, por meio dos telefones 3453-4060 ou também no WhatsApp 85 99993-9526. O furto e a receptação de materiais furtados são crimes com pena prevista de um a oito anos de reclusão.
Fonte- GCMAIS